Olá, leitor!
Faça um exercício: pergunte a seus colegas professores, coordenadores
pedagógicos oudiretores quais são as aplicações da tecnologia na Educação. É provável
que as respostas indiquem máximas como “ser aliada do professor na construção
do conhecimento, permitindo que ele assuma o papel
de mediador” ou “ser um meio de falar a linguagem do jovem”.
Embora eu acredite que a tecnologia realmente permita aos professores assumirem
novos papéis e estimule o interesse dos alunos pelos estudos, provavelmente
ninguém na enquete ressaltará outra função bastante relevante: o de
ferramenta de gestão pedagógica.
Acredito que a tecnologia deva ocupar um lugar central tanto no
chão da escola quanto no planejamento e na gestão pedagógica, principalmente na
rede pública. Comecemos pelo chão da escola: um estudo do ano passado do Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre a introdução da tecnologia em
escolas da América Latina, Índia e China revelou que os resultados mais
significativos, com 17% de melhoria nas notas, vieram dos projetos de
aprendizagem personalizada. Segundo o BID, eles “forneciam softwares usados
para identificar, por meio de testes, em quais tópicos da matéria cada aluno
tinha mais dificuldade e ofereciam atividades para superar as deficiências,
como videoaulas”. (Leia sobre o estudo na reportagem Lentidão na sala de aula,
no site da revista Exame.)
Inteligência artificial e personalização
Exemplos dessa aplicação são o Geekie Lab e a Khan Academy. A cada interação do aluno – ao ler textos,
assistir a vídeos e realizar atividades ou avaliações –, a inteligência
artificial do Geekie Lab, por exemplo, “entende” melhor o perfil do aluno e
gera planos de estudo personalizados. Se o estudante demonstra domínio de um
determinado tópico, a plataforma sugere para ele assuntos mais complexos. Se
tem dificuldades nas atividades, ela o remete para assuntos anteriores que são
pré-requisitos para a compreensão daquele tópico.
Com relatórios que indicam de forma precisa o estágio de
conhecimento de cada aluno, o professor pode realizar o sonho de todo educador:
dar atenção personalizada, mesmo em turmas grandes. Ruth Correa, coordenadora
pedagógica da EE Jardim Riviera, em Santo André, na região metropolitana de São
Paulo, nos contou um exemplo interessante do uso da plataforma em sala de aula:
“O professor de Matemática estava ensinando matriz, conteúdo que exige, no
mínimo, quatro ou cinco aulas. Numa delas, enquanto trabalhava com um grupo de
alunos com mais dificuldade nesse assunto, os outros assistiam a videoaulas”,
disse. “No final, todos corrigiram juntos os problemas, discutiram as questões
e o professor resolveu alguns deles na lousa.”
Do ponto de vista do coordenador ou do diretor, as plataformas
fornecem uma visão panorâmica. É possível enxergar padrões de desempenho por
turma ou unidade e investigar por que uma classe ou escola de uma rede tem
rendimento maior em, digamos, Matemática – ou em assuntos específicos, como
equações de 2º grau. Assim, é possível descobrir práticas bem-sucedidas dos
professores e replicá-las.
Nível macro e ID digital
O ideal é que esses usos dos dados caminhem com subsídios para decisões macro,
tomadas por gestores de grandes redes, como secretarias de Educação – algo já
discutido em outros países há alguns anos. No artigo Creating
Data Driven Schools (Criando
Escolas Orientadas por Dados, em tradução livre), os especialistas
americanos Penny Noyce, David Perda e Robert Traver citaram o caso de um grupo
de escolas públicas de Massachusetts, nos Estados Unidos, que identificou em
exames estaduais uma correlação estreita entre a fluência na escrita e o
desempenho em Matemática, Ciências, Língua Inglesa e Artes. As autoridades
criaram uma escala de oito níveis de leitura/escrita para o professor
classificar os alunos nas avaliações e orientaram as escolas a desenvolverem
projetos especiais com aqueles que apresentaram mais dificuldade. Depois,
definiram como meta reduzir em 25% por ano o número de estudantes classificados
no nível mais baixo da escala.
O mais importante é que o uso de dados pode ser aplicado a
qualquer área. O estudo cita outra possibilidade fascinante: a criação da
identificação digital (ID) do estudante. Isso daria a professores e gestores
acesso à trajetória do aluno, o desempenho em todas as provas já realizadas –
um software pode gerar relatórios dos seus pontos fracos e fortes ao longo da
vida escolar –, o histórico disciplinar e até o familiar. Assim, uma escola de
Ensino Médio que recebe um aluno do Fundamental 2 não vai mais se deparar com
um ilustre desconhecido. Ela pode, por exemplo, montar um planejamento
individual antes do início das aulas para ajudá-lo no percurso de aprendizado.
No centro do processo
Embora eu admita que parte do que abordei aqui está distante da realidade atual
da maioria das escolas brasileiras, vamos olhar o copo meio cheio: as
plataformas já estão aí, ajudando alunos de algumas redes públicas, inclusive
na preparação para o Enem. E as aplicações mais sofisticadas virão, com
certeza, em velocidade diretamente proporcional à pressão de educadores para
que sejam adotadas. O essencial é enfatizar a mensagem de que a tecnologia está
no centro do processo de modernização do ensino para o século 21. Encará-la
como perfumaria é, definitivamente, subestimar seu potencial de transformação
da Educação.
Um abraço,
Claudio Sassaki
Revista Nova Escola
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