quarta-feira, 22 de julho de 2015

1ª JORNADA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

3ª JORNADA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
 3ª JORNADA EDUCAÇÃO, LEITURA E NEUROCIÊNCIAS
 11ª JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO

Data: 2 a 4 de setembro de 2015
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN
Atrações: Conferências, Mesas Redondas, Minicursos, Sessões Coordenadas de Trabalhos de Pesquisa e Sessões Livres de Pôsteres com publicação na forma digital do Livro de Resumos dos trabalhos selecionados para apresentação.
Objetivo: Contribuir para a discussão dos desafios brasileiros na área da alfabetização, com destaque para as discussões sobre a interação entre a decodificação, a compreensão leitora, a produção escrita e a ciência.

PALESTRANTES
Linnea Ehri - José Morais - Alina Galvão Spinillo - Angela Chuvas Naschold  
Claudia Cardoso Martins - Fernanda Viana - Leonor Scliar Cabral - Maria da Graça Pinto
Vera Wannmacher Pereira - Antonio Pereira - Jane Correa - Maria Regina Maluf

CONFERÊNCIAS

Linnea Ehri - EEUU
É Professora Emérita na CUNY (The City University of New York), suas atividades de pesquisa e ensino estão direcionadas para os processos de aquisição e de ensino da leitura e para as causas das dificuldades em leitura. É PhD em Psicologia Educacional pela Universidade da Califórnia Berkeley (1970). Foi professora da Universidade da Califórnia. É membro da American Psychological Association (APA). Recebeu prêmios de investigação da Sociedade para o Estudo Científico da Leitura (SSSR), American Educational Research Association e International Reading Association. É membro do Reading Hall of Fame. Foi membro coordenador do Painel Nacional de Leitura estabelecido pelo Congresso dos Estados Unidos para avaliar pesquisas de ensino da leitura e recomendar o rumo das políticas públicas de ensino. O Painel Nacional de Leitura estabeleceu a mudança dos métodos da alfabetização de crianças nos Estados Unidos.
José Morais - Bélgica/Portugal
Professor Emérito na Universidade Livre de Bruxelas (ULB – Bélgica), trabalha nas áreas de Psicologia Cognitiva, Psicolinguística e Neuropsicologia. As consequências cognitivas da alfabetização, a aquisição da leitura e os mecanismos de reconhecimento de palavras são seus principais temas de investigação. É Doutor em Ciências Psicológicas pela Universidade Livre de Bruxelas, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa (2000) e Presidente do Comitê Nacional de Ciências Psicológicas da Academia Real da Bélgica. Foi membro da Comissão Científica Francesa Observatoire National de la Lecture por 12 anos e presidente da Comissão Científica do II World Dyslexia Forum 2014. É autor de diversas obras sobre leitura publicadas no Brasil, onde recentemente publicou Alfabetizar em Democracia (Editora Penso) e Criar leitores (Editora Manole) obra finalista do Jabuti Educação.
MESAS REDONDAS

Mesa Redonda 1 - DESAFIOS ATUAIS AO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
Antonio Pereira - Brasil
Professor Associado do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-doutor pelo Duke University Medical Center. Seus interesses de pesquisa são: interface cérebro, máquina, educação e cognição; plasticidade neuronal; doença de Parkinson; imagética motora; morfofisiologia dos sistemas sensoriais; neuropatologia.
Jane Correa - Brasil
Professora Associada do Departamento de Psicologia Geral e Experimental e da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Oxford, Inglaterra, e tem estágio pós-doutoral realizado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, Inglaterra. Pesquisadora Nível 2 do CNPq, tem como áreas de pesquisa a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e a Psicologia da Aprendizagem. Seus temas de interesse são: construção de conceitos matemáticos, aprendizagem da língua escrita e dificuldades de aprendizagem.
Maria Regina Maluf - Brasil
Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Professora Livre Docente da Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Psicologia. É Doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain e Pós-doutora pela University of California, Los Angeles (UCLA) e pelo Institut National de la Recherche Pédagogique, INRP-CRESAS, Paris. Past President da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) no período 2011-2013. Presidente da diretoria da International Association of Applied Psychology (2003-2010; 2010-2018). Membro da Academia Paulista de Psicologia (Cadeira 28). Seus interesses de pesquisa são: motivação e perspectiva temporal do futuro; formação do psicólogo para o trabalho na educação; alfabetização e metalinguagem; desenvolvimento sociocognitivo; educação infantil.
Mesa Redonda 2 - AS BASES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO
Leonor Scliar Cabral - Brasil
Professora Emeritus, Titular Aposentada pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-doutorada pela Université de Montréal. Atualmente é Presidente de Honra da International Society of Applied Psycholinguistics e Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Pertence ao conselho editorial de diversas revistas científicas e é pesquisadora do CNPq desde a década de 1970, sendo coordenadora do Grupo de Pesquisa Produtividade Linguística Emergente que alimenta o banco de dados CHILDES e os projetos Ler & Ser: Combatendo o Analfabetismo Funcional. Atualmente oferece cursos para professores pela cátedra UNESCO MECEAL e desenvolve uma ampla gama de trabalhos na área de Linguística e Psicolinguística.
Maria da Graça Pinto - Portugal
Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto nas especialidades de Psicolinguística e Neurolinguística. É Doutora em Linguística Aplicada com uma tese sobre Psicolinguística Genética, orientada pela professora Doutora Hermina Sinclair, da Faculté de Psychologie et des Sciences de l'Education da Université de Genève, e com uma tese complementar sobre contributos neurolinguísticos para a compreensão de um caso de síndrome de dislexia profunda, orientada pelo professor Doutor Celso Cruz, professor de Neurologia e Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
 Vera Wannmacher Pereira - Brasil
Professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde coordena o Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (CELIN) da Faculdade de Letras. É Doutora em Letras (concentração em Linguística Aplicada) e Pós-Doutora em Psicolinguística. Possui bolsa de Produtividade DT do CNPq. Seus estudos e experiências estão situados na Psicolinguística, com ênfase na compreensão e no processamento da leitura.
Mesa Redonda 3 - NOVAS ABORDAGENS PARA A ALFABETIZAÇÃO
Alina Galvão Spinillo - Brasil
Professora Titular do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM). Pesquisadora Nível 1B do CNPq, tendo como áreas de pesquisa a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e a Psicologia da Aprendizagem. É doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford, Inglaterra, e pós-doutora pela University of Sussex, Inglaterra. Suas investigações versam sobre o conhecimento de crianças sobre textos; desenvolvimento da consciência metatextual; produção e compreensão de textos em crianças; letramento em uma perspectiva psicológica; e psicologia da educação matemática, com ênfase no desenvolvimento de conceitos matemáticos e sentido numérico em crianças.
Angela Chuvas Naschold - Brasil
Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde no Departamento de Educação (CERES) e como colaboradora do Instituto do Cérebro (ICe) desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão sob o enfoque do ensino e da aprendizagem na interconecção com as políticas públicas de educação integral. Realiza estudos específicos na interface Educação, Psicolinguística e Neurociências Cognitivas da Leitura. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordena o projeto Leitura + Neurociências, em convênio da UFRN com o Ministério da Educação (MEC).
Claudia Cardoso Martins - Brasil
Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Educação Especial pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (1979), doutorado em Psicologia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (1984) e pós-doutorado pela Yale University (2010). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
Fernanda Viana - Portugal
Professora Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Possui PhD em Psicologia e tem desenvolvido investigação nas áreas da linguagem oral e escrita. É Diretora Adjunta do CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança, integrou a Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa Nacional para o Ensino no Português (PNEP – 1º Ciclo) e a Comissão Nacional de Certificação dos Manuais Escolas de Português (2010). Suas principais áreas de interesse são o ensino explícito da compreensão da leitura e a criação de instrumentos de avaliação da leitura, sendo autora de três provas premiadas. Tem presidido, desde 1999, à comissão organizadora dos Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Data do evento
02/09/2015 - 04/09/2015 às 08:00
Local do evento
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal/RN
Avenida Salgado Filho, 3000

Lagoa Nova, Natal - Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário