3ª JORNADA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
3ª JORNADA EDUCAÇÃO, LEITURA E NEUROCIÊNCIAS
11ª JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO
Data: 2 a
4 de setembro de 2015
Local: Universidade
Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN
Atrações: Conferências,
Mesas Redondas, Minicursos, Sessões Coordenadas de Trabalhos de Pesquisa
e Sessões Livres de Pôsteres com publicação na forma digital do Livro
de Resumos dos trabalhos selecionados para apresentação.
Objetivo: Contribuir
para a discussão dos desafios brasileiros na área da alfabetização, com
destaque para as discussões sobre a interação entre a decodificação, a
compreensão leitora, a produção escrita e a ciência.
PALESTRANTES
Linnea Ehri - José
Morais - Alina
Galvão Spinillo - Angela Chuvas Naschold
Claudia Cardoso Martins
- Fernanda Viana - Leonor Scliar Cabral - Maria da Graça
Pinto
Vera Wannmacher Pereira
- Antonio Pereira - Jane Correa - Maria Regina Maluf
CONFERÊNCIAS
Linnea
Ehri - EEUU
É
Professora Emérita na CUNY (The City University of New York), suas atividades de pesquisa e
ensino estão direcionadas para os processos de aquisição e de ensino da leitura
e para as causas das dificuldades em leitura. É PhD em Psicologia Educacional
pela Universidade da Califórnia Berkeley (1970). Foi professora da Universidade
da Califórnia. É membro da American Psychological Association (APA).
Recebeu prêmios de investigação da Sociedade para o Estudo Científico da
Leitura (SSSR), American
Educational Research Association e International Reading Association. É
membro do Reading
Hall of Fame. Foi
membro coordenador do Painel Nacional de Leitura estabelecido pelo Congresso
dos Estados Unidos para avaliar pesquisas de ensino da leitura e recomendar o
rumo das políticas públicas de ensino. O Painel Nacional de Leitura estabeleceu
a mudança dos métodos da alfabetização de crianças nos Estados Unidos.
José
Morais - Bélgica/Portugal
Professor
Emérito na Universidade Livre de Bruxelas (ULB – Bélgica), trabalha nas áreas
de Psicologia Cognitiva, Psicolinguística e Neuropsicologia. As consequências
cognitivas da alfabetização, a aquisição da leitura e os mecanismos de
reconhecimento de palavras são seus principais temas de investigação. É Doutor
em Ciências Psicológicas pela Universidade Livre de Bruxelas, Doutor Honoris
Causa pela Universidade de Lisboa (2000) e Presidente do Comitê
Nacional de Ciências Psicológicas da Academia Real da Bélgica. Foi membro da
Comissão Científica Francesa Observatoire National de la Lecture por
12 anos e presidente da Comissão Científica do II World Dyslexia Forum
2014. É autor de diversas obras sobre leitura publicadas no Brasil, onde
recentemente publicou Alfabetizar em Democracia (Editora
Penso) e Criar leitores (Editora Manole) obra finalista do
Jabuti Educação.
MESAS
REDONDAS
Mesa
Redonda 1 - DESAFIOS ATUAIS AO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
Antonio
Pereira - Brasil
Professor
Associado do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande
do Norte (UFRN). É Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-doutor pelo Duke University
Medical Center. Seus interesses de pesquisa são: interface cérebro,
máquina, educação e cognição; plasticidade neuronal; doença de Parkinson;
imagética motora; morfofisiologia dos sistemas sensoriais; neuropatologia.
Jane
Correa - Brasil
Professora
Associada do Departamento de Psicologia Geral e Experimental e da Pós-Graduação
em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Doutora em
Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Oxford, Inglaterra, e tem
estágio pós-doutoral realizado no Instituto de Educação da Universidade de
Londres, Inglaterra. Pesquisadora Nível 2 do CNPq, tem como áreas de pesquisa a
Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e a Psicologia da Aprendizagem. Seus
temas de interesse são: construção de conceitos matemáticos, aprendizagem da
língua escrita e dificuldades de aprendizagem.
Maria Regina Maluf - Brasil
Professora Titular da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Professora Livre Docente da
Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Psicologia. É Doutora em
Psicologia pela Université
Catholique de Louvain e
Pós-doutora pela University
of California, Los
Angeles (UCLA) e pelo Institut National de la Recherche Pédagogique, INRP-CRESAS, Paris. Past
President da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) no período 2011-2013.
Presidente da diretoria da International Association of Applied Psychology (2003-2010;
2010-2018). Membro da Academia Paulista de Psicologia (Cadeira 28). Seus
interesses de pesquisa são: motivação e perspectiva temporal do futuro;
formação do psicólogo para o trabalho na educação; alfabetização e
metalinguagem; desenvolvimento sociocognitivo; educação infantil.
Mesa
Redonda 2 - AS BASES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO
Leonor
Scliar Cabral - Brasil
Professora
Emeritus, Titular Aposentada pela Universidade Federal de Santa
Catarina, Pós-doutorada pela Université de Montréal. Atualmente é
Presidente de Honra da International Society of Applied Psycholinguistics e Doutora
em Linguística pela Universidade de São Paulo. Pertence ao conselho editorial
de diversas revistas científicas e é pesquisadora do CNPq desde a década de
1970, sendo coordenadora do Grupo de Pesquisa Produtividade Linguística
Emergente que alimenta o banco de dados CHILDES e os projetos Ler & Ser:
Combatendo o Analfabetismo Funcional. Atualmente oferece cursos para
professores pela cátedra UNESCO MECEAL e desenvolve uma ampla gama de trabalhos
na área de Linguística e Psicolinguística.
Maria
da Graça Pinto - Portugal
Professora
Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto nas especialidades
de Psicolinguística e Neurolinguística. É Doutora em Linguística Aplicada com
uma tese sobre Psicolinguística Genética, orientada pela professora Doutora
Hermina Sinclair, da Faculté de Psychologie et des Sciences de
l'Education da Université de Genève, e com uma tese complementar sobre
contributos neurolinguísticos para a compreensão de um caso de síndrome de
dislexia profunda, orientada pelo professor Doutor Celso Cruz, professor de
Neurologia e Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Vera
Wannmacher Pereira - Brasil
Professora
na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde coordena
o Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (CELIN) da Faculdade
de Letras. É Doutora em Letras (concentração em Linguística Aplicada) e
Pós-Doutora em Psicolinguística. Possui bolsa de Produtividade DT do CNPq. Seus
estudos e experiências estão situados na Psicolinguística, com ênfase na
compreensão e no processamento da leitura.
Mesa
Redonda 3 - NOVAS ABORDAGENS PARA A ALFABETIZAÇÃO
Alina
Galvão Spinillo - Brasil
Professora
Titular do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia
Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Núcleo de
Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM). Pesquisadora Nível 1B
do CNPq, tendo como áreas de pesquisa a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo
e a Psicologia da Aprendizagem. É doutora em Psicologia do Desenvolvimento
pela University of Oxford, Inglaterra, e pós-doutora pela University
of Sussex, Inglaterra. Suas investigações versam sobre o conhecimento de
crianças sobre textos; desenvolvimento da consciência metatextual; produção e
compreensão de textos em crianças; letramento em uma perspectiva psicológica; e
psicologia da educação matemática, com ênfase no desenvolvimento de conceitos matemáticos
e sentido numérico em crianças.
Angela
Chuvas Naschold - Brasil
Professora
Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde no
Departamento de Educação (CERES) e como colaboradora do Instituto do Cérebro
(ICe) desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão sob o enfoque do
ensino e da aprendizagem na interconecção com as políticas públicas de educação
integral. Realiza estudos específicos na interface Educação, Psicolinguística e
Neurociências Cognitivas da Leitura. Possui Doutorado em Educação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordena o projeto Leitura +
Neurociências, em convênio da UFRN com o Ministério da Educação (MEC).
Claudia
Cardoso Martins - Brasil
Professora
Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais,
onde coordena o Laboratório de Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e da
Linguagem. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas
Gerais (1974), mestrado em Educação Especial pela Universidade de Illinois em
Urbana-Champaign (1979), doutorado em Psicologia pela Universidade de Illinois
em Urbana-Champaign (1984) e pós-doutorado pela Yale University (2010).
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
Fernanda
Viana - Portugal
Professora
Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do
Instituto de Educação da Universidade do Minho. Possui PhD em Psicologia e tem
desenvolvido investigação nas áreas da linguagem oral e escrita. É Diretora
Adjunta do CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança, integrou a
Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa Nacional para o Ensino no
Português (PNEP – 1º Ciclo) e a Comissão Nacional de Certificação dos Manuais
Escolas de Português (2010). Suas principais áreas de interesse são o ensino
explícito da compreensão da leitura e a criação de instrumentos de avaliação da
leitura, sendo autora de três provas premiadas. Tem presidido, desde 1999, à
comissão organizadora dos Encontros de Investigação em Leitura, Literatura
Infantil e Ilustração.
Data do evento
02/09/2015 - 04/09/2015 às 08:00
Local do evento
Universidade Federal do Rio
Grande do Norte - Natal/RN
Avenida Salgado Filho, 3000
Lagoa Nova, Natal - Rio Grande do
Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário